[YINCAST#1]: Outlander Terceira Temporada – Episódios 6 e 7

  • 23318791_1700255526651409_1988882350_n

Olá, Universo! Tudo bem com vocês? Apresentamos a todos nosso primeiro podcast do nosso blog! Para inaugurar uma série de casts sobre variados assuntos, vamos iniciar com uma das melhores séries da atualidade: OUTLANDER!

Liv Andrade e Clarissa Amariz comentam os acontecimentos dos episódios 6 (A.Malcolm) e 7 (Crème de Menthe), mas não sem antes traçarem um panorama sobre os episódios 1 a 5 da temporada, tudo com muito bom humor e um olhar aguçado nos detalhes importantes e problematizadores.

Vem participar conosco dessa conversa gostosa! Não esqueça de compartilhar e deixar seu feedback nos comentários!

(E LEMBRE-SE DE ASSINAR O FEED PARA TER O CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO: http://feeds.feedburner.com/UniversoYin)

Download:


9 comentários Adicione o seu

  1. vilma_vicente disse:

    Olha eu tbm fiquei encucada em como o Fergus arranjou um menage lá nas Highlands, mas vamos fingir que acreditamos hahahaha
    Foi muito gostoso ouvir, obrigada por lembrarem de mim 😊 #LallybrochNãoéHotel

    Curtido por 1 pessoa

  2. clarissa_amariz disse:

    #AEscóciaNaoÉBagunça hahaha Obrigada, Vilma!

    Curtir

  3. Camila Nere disse:

    Olá, meninas!
    Vou comentar sobre o quarto episódio, por ele ser um dos episódios mais polêmicos da série e o tema que ela aborda é muito sério.
    Desculpa, falar isso, mas a Diana não está errada quando falou que a Geneva (essa pessoa de bem) abusou do Jaime, o erro dela foi usar isso como “justificativa” pelo o estupro. Mas analisando o que ocorreu na série eu sei que é “estranho” ver uma mulher cometendo um tipo de abuso, mas isso acontece e muito. O que a Geneva fez se chama abuso. Eu não sei vocês, mas eu tenho uma noção o que o Jaime sentiu quando ela ameaçou a família dele, sensação é horrível. Por isso eu fico muito incomodada pela forma como a Geneva é tratada. Parece que por ser uma mulher está “liberado” ela chantagear uma pessoa, usando uma ameaça para ter o que quer.
    Outra coisa que me incomodou muito e achei até ofensivo, foi tratarem a Geneva como uma mulher empoderada, ela está muito longe de ser uma mulher empoderada. Ela é apenas uma mimada que não aceita um Não como resposta.
    Também foi comentado sobre consentimento, sinceramente naquela relação dela com Jaime teve tudo, menos consentimento. Para ter o que ela queria ela usou uma ameaça, no momento que ela fez isso, para mim não existi mais consentimento.
    Sabe uma cena que para mim que mostra o que é consentimento e quando uma pessoa não prática abuso? A cena que vocês comentaram envolvendo o John e o Jaime, mesmo o John amando o Jaime ele não se aproveitou da situação para ter o que queria bem diferente da Geneva.
    Eu deixo um questionamento, se no lugar da Geneva fosse um homem fazendo o que ela fez, se os comentários de vocês sobre a situação seria o mesmo?

    Curtir

    1. mrslivheathcliff disse:

      Oi, Camila.
      Eu entendo de onde você veio, mas discordo totalmente pra onde você foi. A Geneva cometeu um erro? Claro que sim. Nós sabemos disso, não tiramos essa parte da culpa dela. Mas ela era uma menina, como você disse, mimada e imatura, e o Jamie era um adulto, um homem forte e maduro. Sim, ela tinha certo poder sobre ele, mas ele também tinha sobre ela, e esse ponto é o mais importante nesse debate, exatamente pelo contexto em que estamos vivendo, tanto antes quanto hoje. O seu comentário comprova bem o que falamos sobre a cultura de estupro e a sociedade patriarcal que sempre nos rodeou, pois ao invés de se focar no que ELA passou, (por motivos de empatia feminina, no mínimo, além das razões supracitadas) e sim, foi um ESTUPRO, você preferiu falar sobre o que ela causou ao Jamie, que não, não foi mais grave do que o que ele fez. Você perdeu o verdadeiro ponto da discussão. E assim como a Diana, você também está usando isso como justificativa.
      Sobre “inverter” e colocar um homem no lugar da Geneva, é um argumento bem usado por machistas, e ele nunca funciona, sabe porquê? Porque misoginia é institucionalizada. As mulheres são colocadas em situações assim mil vezes mais do que homens, assédio sexual e feminicídio são calamidades, infelizmente, bem atuais. E exatamente por isso é importante discutir esse assunto. Eu imagino que seu comentário também se deva ao fato de você não gostar da Geneva e talvez ter algum “ciúme” dela? Vi algumas fãs assim. Bom, essa é a sua opinião, só não deixe isso bagunçar seu julgamento e te tirar do foco real.

      Curtir

      1. Camila Nere disse:

        Olá , desculpa por não escrever seu nome, porque eu não consegui entender.
        Primeiro, não sou idiota eu sei que existem pesquisas e dados que comprovam que as mulheres sofrem mais abusos que os homens e isso precisar ser fortemente combatido, eu iria colocar isso no texto, mas como ficou grande preferi não colocar, o que mostrou ser um erro da minha parte. Para você ter noção na minha família teve caso de abuso.
        Já tive várias discussões com meus amigos sobre o movimento feminista que é muito demonizado até por mulheres. Tanto que já ouvi de uma amiga minha que o movimento feminista era “ridículo”. Também discuti com meus amigos sobre como o deveria ser um direito da mulher, por exemplo. Eu estou fazendo um curso de licenciatura em química e eu sei da minha responsabilidade, como futura professora que além de ensinar os conteúdos, vou ter que levar para a sala de aula temas tão importantes e sérios como direito das mulheres, negros, homossexuais e índios. Não apenas porque o estado e a nossa sociedade está exigindo isso, mas porque acredito que a educação é fundamental para combater qualquer tipo de preconceito.
        Eu entendo que a Geneva era uma menina e tal, e até acho que ela também estava sofrendo abuso por partes dos pais quando ela foi tratada como mercadora e eu entendi o lado dela. Mas para mim, o que foi mostrado na SÉRIE apenas SÉRIE não justifica ela chantagear o Jaime e ameaçar a família dele. Eu sei o que é ter alguém da família sofrendo ameaça é um tipo de sentimento que não desejo para ninguém.
        Segundo coisa, em nenhum momento eu justifiquei o que o Jaime fez no livro, com a atitude da Geneva, só falei que a Diana não estava errada quando ela falou que a Geneva abusou do Jaime também comentei que ela ERROU e MUITO em usar esse “Argumento” para “justificar” o estupro. Eu não passei a mão na cabeça dela em nenhum momento, por esse comentário horroroso. Acredito que o comentário dela e de algumas fãs que falaram que aquilo não foi um ESTUPRO. Além de um desserviço, mostra o quanto é preocupante, mulheres com esse tipo de pensamento e isso só faz a luta contra a cultura do estupro ainda mais importante, por ser algo que deve ser combatido até no meio feminino. Concordo com você que o estupro deve ser debatido.
        Quando você comenta que meu comentário é porque eu não gosto da personagem por “ciúmes”. Posso ser infantil, chata e muito chata, ciumenta em relação a minha família e meus amigos, mas se uma coisa que eu prezo e muito quando um assunto é sério como o abuso, por exemplo, é a razão.
        Quando eu falei para colocar um homem no lugar da Geneva, fiz isso porque fiquei incomodada como a atitude da personagem foi tratada, pelo que foi mostrado na SÉRIE e não no Livro. A impressão que eu tive é que era “aceitável” o que ela fez. Como se ameaça não é tão “grave” assim. Só quem já sofreu ou conhece alguém que foi ameaçado sabe a sensação disso. E falo por experiência própria você não consegue ter uma vida “normal”.
        Por mais horrível que seja ver toda podridão que envolve o cinema americano com as denúncias recentes envolvendo casos de abusos. Eu consigo tirar algo “positivo” disso, o abuso está sendo debatido e isso é muito importante para a nossa sociedade.
        Eu sugiro um podcast sobre The Handmaid’s Tale, que é uma série que traz temas muitos importantes para ser debatido. Sinceramente eu me lembro de ver uma série que ao mesmo tempo me fez sentir raiva e medo.

        Curtir

    2. clarissa_amariz disse:

      Oi, Camila! Obrigada pelo seu comentário e desculpe a demora em responder. Eu entendo o que você diz, mas é bom, como a Liv comentou, ter cuidado para não parecer justificativa como a Diana fez 😉 Quanto à Genova, acho ela bem pior e vilanizada nos livros, acho que na série aliviaram bastante. Mas nada justifica coagir alguém, assim como nada justifica a atitude do Jamie nos livros, mesmo em uma situação complicada, e mesmo a Genova estando em uma posição social superior, naquele momento específico, ele é que tinha mais “poder” digamos assim, podia ter parado, esperado, enfim. A explicação da Diana depois é que foi a cereja no bolo das coisas ruins! Sinto muito pelo que houve com tua família, ser ameaçado é uma coisa terrível, realmente. Obrigada mais uma vez. Volte sempre!

      Curtir

  4. Pedro do Dragão disse:

    Meninas primeiramente quero dar os parabéns a vocês pela iniciativa de fazer o blog, estou muito empolgado com a ideia de ver podcasts de vários assuntos além dessa série maravilhosa que é Outlander ❤
    Quanto aos dois episódios analisados no podcast posso dizer que gostei muito de ambos, apesar de muitos expectadores terem achado os episódios meio parados eu não acho que existam episódios “fillers” em Outlander. Na minha opinião todos tem um, ou vários, acontecimentos importantes e diálogos muito valiosos e isso só mostra como a obra vem sendo bem adaptada!
    Achei super válido eles apresentarem esse “estranhamento” entre a Claire e o Jaime, o que afinal é super normal devido ao tempo que eles passaram separados.
    O último ponto que eu tenho que ressaltar no comentário é como Outlander retrata seus personagens coadjuvantes com primor.
    Eu acompanho muitas séries, algumas por vários anos já, e nenhuma me impressiona tanto no desenvolvimento de personagens secundários como em Outlander, onde eles tem todo uma bagagem narrativa muito bem aproveitada.
    Amei o podcast e já ansioso pelos próximos, mais uma vez obrigado por terem nos proporcionado novos pontos de vista sobre o assunto!
    Ps: Obrigado pelo beijo Clarissa, outro pra você!!! 😘❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. clarissa_amariz disse:

      Oi, Pedrão! Muito obrigada por ouvir e comentar! Concordo com tudo que tu disse, eu também adorei esses episódios e acho que tudo em Outlander é importante 🙂 Beijaoo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s